twitter





Diante da necessidade de construção de uma Gestão Democrática, é necessário a conscientização da importância de cada um, e de todos, na efetivação desse processo. Todos são responsáveis pelo processo educativo, cada qual a sua maneira, cada um na sua função, mas todos unidos por um mesmo ideal. O Colégio Polivalente foi implantado em Conceição do Almeida, em agosto de 1972, no intuito de atender às solicitações de toda a comunidade que, até então, não tinha acesso à escola pública que ministrasse o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. A Unidade Escolar sempre esteve inserida no contexto social da região, constituindo um marco referencial no ensino de qualidade e, também, pelos cursos profissionalizantes que eram desenvolvidos em suas oficinas, em turno oposto. Ocupando uma área de aproximadamente 22000m², inicialmente a referida escola possuía hortas, jardim de ciências onde se cultivava plantas medicinais, criações de aves, suínos e toda uma estrutura voltada a atividades que desenvolvessem habilidades que pudessem ajudar os alunos, em especial os da zona rural que constituíam a maioria da clientela, em sua rotina. Nesse contexto, o Colégio Polivalente vem se destacando desde sua fundação, amparado pela Lei nº 5.692/71 que primava por um ensino que proporcionasse ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização e qualificação para o trabalho.



1.1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

A atual equipe administrativa do Colégio Polivalente de Conceição do Almeida foi eleita em dezembro de 2008, assumindo a partir de janeiro de 2009. Juntamente com o Colegiado Escolar, pais e a equipe de professores, a atual gestão procura socializar situações, informações e problemas e é prática que as decisões sejam tomadas na coletividade.Quadro 2 – Quadro funcional de professores
Nome do Professor CH Curso Situação
01-Ana Rita Santos Araújo 40 História Licenciatura Efetivo
02-Andréa Barreto Borges 20 Letras Mestrado Efetivo
03-Antonio Sérgio S Santana 20 Ed. Física Pós-grad. Efetivo
04- Edmundo Rocha Filho 20 Matemática Pós-grad REDA
05-Elenisia dos Anjos Santos 40 Letras Licenciatura Efetivo
06-Giselia Santos Dias 40 Geografia icenciatura Efetivo

07-Helenita Bloisi Ferreira 20 Artes Pós-grad. Efetivo
08-Ivana Aparecida Lage 40 Letras Pós-grad. Efetivo

09-Jamile Fernandes Lima 20 Biologia andamento REDA
10-Janisse Conceição Cruz 20 Letras/Inglês Licenciatura Efetivo

11-Joilda Ribeiro dos Santos 40 Matemática Licenciatura Efetivo
12-José Araújo Matos 40 Eletricidade Licenciatura Efetivo

13-Jucélia Alves Matos 40 Letras Pós-grad. Efetivo

14-Márcia Cézare Maia Santos 40 Geografia Licenciatura Efetivo

15-Margarete N. Santos Gomes 40 Geografia Pós-grad. Efetivo
16-Maria das Graças S.S. Silva 20 Ágropecuária Pós-grad. Efetivo

17-Maria José dos Santos 40 História Licenciatura Efetivo
18-Marilia Danielle Cerqueira 40 Letras/Inglês Pós-grad. Efetivo
19-Nilzete dos Santos 20 Letras/Inglês Pós-grad. Efetivo

20-Raimundo Araújo dos Santos 40 Química Pós-grad. Efetivo
21-Régila Mª Granja de Souza 40 Geografia Pós-grad. Efetivo

22-Rideval Neiva de Souza 40 Matemática Licenciatura Efetivo
23-Vagner Nasc. Alves 20 Ed. Física Licenciatura REDA

24-Verônica S. Brito Alves 20 Geografia Pós-grad. Efetivo
25-Zildete Velame S. Santos 40 Pedagogia Pós-grad. Efetivo



1.2. ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

O Colégio Polivalente possui uma sólida estrutura física, extensas áreas verdes e jardins arborizados. O espaço interno é composto por 11 salas de aula bem arejadas, extensa biblioteca, sala de informática, quadra poli esportiva e um amplo auditório. E apesar dos 38 anos de serviços prestados à comunidade e da necessidade urgente de uma grande reforma, o colégio é uma imponente construção.
Vale ressaltar que a citada instituição acabou de passar por uma reforma financiada pelo Governo Estadual, no valor de 71445 mil reais, e ainda contamos com a previsão, de outra reforma financiada pelo FNDE no valor de 528 mil reais.


1.3. PERFIL DOS ESTUDANTES

O Polivalente matriculou, no ano de 2010, aproximadamente 585 alunos nas duas modalidades de ensino que ministra: Regular e Educação de Jovens e Adultos, entre os dois níveis de ensino oferecidos: Fundamental II e Médio. Essa clientela, na grande maioria é proveniente da zona rural e origina-se da classe de baixa renda. É grande a porcentagem de mulheres como chefes das famílias desses adolescentes e jovens e é triste admitir que muitas delas não possue emprego e sobrevive mde “vender dia” na roça ou trabalham em casa de famlia sem carteira assinada. A maior parte freqüenta a Igreja Católica, mas é considerável o número de Evangélicos. Um ponto que vale ressaltar é que nossos alunos são criativos, inteligentes e dinâmicos. Quando eles resolvem fazer, realmente FAZEM!!!! Temos músicos, dançarinos, atores, cozinheiros, artistas entre várias outras aptidões. Apesar de muitos deles não possuírem uma vida muito fácil, eles sorriem com facilidade.
Alguns dos nossos alunos não possuem uma infra-estrutura habitacional e familiar que os possibilitem estudar, ter acesso a livros, computadores, internet. Existem os que moram em condições sub-humanas. Em relação a lazer, a cidade não oferece muitas possibilidades, os meninos costumam gostar muito de esporte, em especial o futebol e os projetos que envolvem modalidades esportivas são os que possuem maior aceitação.


1.4. PERFIL DA COMUNIDADE DO ENTORNO


O município de Conceição do Almeida fica situado no Recôncavo Baiano. Possui extensão territorial de 281,9 Km2 e população de 19.026 habitantes (SEI, 2003). Apesar de estar próximo da capital, onde o desenvolvimento se processa de forma dinâmica e atualizada, isso não é suficiente para que tais benefícios cheguem até esta população. Como a grande maioria dos municípios do Estado, nossa cidade possui um hospital que não se encontra bem equipado, a segurança é responsabilidade das Polícias Militar e Civil, cada uma com apenas uma viatura para ronda de toda as zonas rural e urbana, a população mais carente mora em condições precárias e muitas casas não possuem nem mesmo instalações sanitárias. Na cidade existem poucas casas comerciais e é sustentada economicamente pelo setor primário, aspecto que retrata o nível de desenvolvimento enfraquecido não só no aspecto econômico, como também, no aspecto político-educacional, situação que requer soluções rápidas e eficientes que consigam colocar os jovens de Conceição do Almeida no ritmo de educação e desenvolvimento que a nova economia globalizada exige.

O Colégio Polivalente de Conceição do Almeida vive atualmente um período de desafios. As mudanças que acontecem no plano pedagógico, pela necessidade de implementação de um trabalho interdisciplinar e contextualizado, a aceitação e compreensão do novo modelo de gestão democrática, que iniciou desde a eleição para diretores, a participação da comunidade escolar na tomada de decisões, dentre tantos outros aspectos, ainda se configuram em desafios, pois estão em fase de amadurecimento, e há, nesse processo, resistências em vários âmbitos.
Por Ivana Lage

0 comentários:

Postar um comentário