ESTA WEBQUEST FOI CONSTRUIDA PELA PROFESSORA ANDREA BARRETO, COMO ATIVIDADE DE UM CURSO REALIZADO NO NTE 04. CURSOS COMO ESTES SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA A ATUALIZAÇÃO DOCENTE E PARA A INCLUSÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NO PROCESSO PEDAGÓGICO.
Webquest
1. Introdução
| As Tecnologias de Informação e Comunicação são indispensáveis para a vida em sociedade. Mesmo aquelas pessoas que dizem que não sabem ou não precisam usar as TIC, certamente, em várias situações, necessitarão da tecnologia. Em nossa vida pessoal e profissional, a internet é a principal forma de comunicação: comunicamo-nos com amigos, recebemos mensagens pessoais e profissionais, solicitamos informações, dentre outras formas de comunicação essenciais para meu dia a dia. Um sujeito letrado na sociedade atual é um sujeito que lê, compreende e comunica-se também usando as novas tecnologias. Como utilizar melhor a internet? O que são hipertextos? Como acessar de forma eficiente os hipertextos? Como a internet pode contribuir para o nosso crescimento pessoal? Estas são algumas perguntas que tentaremos responder a partir de agora. |
2. Tarefa
| Esta atividade é uma pesquisa, bibliográfica e de campo, para compreendermos de que forma a sociedade, especialmente as pessoas da nossa cidade, utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação. Além disso, a tarefa possibilitará a reflexão crítica sobre o uso das TIC. |
3. Processo
| Para nos aprofundarmos na nossa pesquisa, faremos o trabalho em algumas etapas. - Inicialmente, leremos textos sobre a importância das TIC na sociedade, bem como formas positivas em negativas de seu uso, para que pensemos criticamente a respeito dessa temática; - Em seguida, elaboraremos um questionário para detectar de que forma as pessoas usam as TIC, sobre o acesso e qual é a opinião dos membros da comunidade sobre as novas tecnologias; - Após elaborado, o questionário (entrevista) será aplicado, por grupos, nas ruas localizadas próximas à escola; Após a realização das partes do processo acima apresentadas, os alunos, como o auxílio dos professores de Matemática e de Geografia analisarão os questionários aplicados e transformarão algumas informações em dados estatísticos, que serão apresentados em forma de seminário para os colegas da turma. |
4. Fontes de informação
| Os alunos buscarão informações nos PCNs, e lerão textos na internet, todos indicados pelo professor, a exemplo do texto encontrado acessando este link: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm |
5. Avaliação
| Os alunos serão avaliados durante todo o processo: - Demonstrando conhecimento e criticidade em relação ao texto lido. Sobre este faremos questões orais e escritas; - Participando da elaboração do questionário e aplicação deste; - Apresentando seminário sobre o resultado da pesquisa. |
6. Conclusão
| O cotidiano precisa ser levado para sala de aula para que os textos, idéias e informações trabalhadas façam sentido. Não adianta continuar trabalhando conteúdos desnecessários e desconectados dos interesses e vida social do aluno. Basta lembrar que o cotidiano dos alunos é bastante significativo: desde os programas assistidos por eles, dos textos que circulam no seu dia a dia, até as formas de comunicação utilizadas por meio da internet. Trabalhar com essa proposta é fazer da escola um ambiente de sentido, que favorecerá o crescimento do aluno, que certamente passará a utilizar as tecnologias de forma mais produtiva, que lhe encaminhe de forma crítica a um universo de informações, conhecimento e novas aprendizagens. Neste sentido, as TIC e o uso destas poderá ser refletido a partir de informações obtidas concretamente por meio das entrevistas feitas no contexto social dos alunos. |

