twitter



EM 2009, O POLIVALENTE COMEMOROU 37 ANOS.

PARABÉNS A TODAS E TODOS QUE SEMPRE CONSTRUIRAM A HISTÓRIA DESTA ESCOLA.








REVISÃO DO ENEM






O Colégio Polivalente desenvolveu um projeto de revisão para ENEM e PROVA BRASIL. Dentre as atividades desenvolvidas, fizemos uma viagem para o Campus de Cruz das Almas da UFRB. Lá, além de conhecer a Universidade, os alunos do 3º Ano assitiram a uma palestra, na qual conheceram os cursos e refletiram sobre a importância do ENEM.








UMA VIAGEM AO UNIVERSO DA ESCRITA... E DA LEITURA






Já sabemos que ler é viajar... Nós, do Polivalente, viajamos no sentido figurado e real da palavra. No dia 09 de junho de 2009, levamos alunos representantes de todas as turmas para a sede do jornal A Tarde, em Salvador - Ba, onde conhecemos as etapas de produção do jornal.












FESTA À FANTASIA

No dia 1º de dezembro de 2009, os alunos inscritos no projeto: "Uma viagem do livro às telas de cinema", participaram de uma maravilhosa festa à fantasia. As personagens foram baseadas nos filmes e obras literárias trabalhados no projeto.














COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS



O cinema, considerado, a sétima arte, atualmente é utilizado como recurso didático na escola. Por se tratar de um artifício importante no despertar de interesse dos alunos, é mais fácil oferecer aos jovens cultura e conhecimento, sendo também uma fonte de lazer.
Nós, do projeto: Uma viagem do livro às telas de cinema, tivemos a oportunidade de unir cinema e literatura, através do estudo de obras literárias que serviram de inspiração na produção de filmes. Além de diversas atividades, tivemos o prazer de no dia 09 de novembro fazer uma visita ao cinema. Assistimos, no Cine Itaguari em Santo Antônio de Jesus, ao filme: As crônicas de Spiderwick. Foi muito interessante o filme, numa mistura de terror e emoção, no momento em que seres invisíveis para a maioria das pessoas, os ogros, tentaram pegar o livro de Spiderwick, um homem que descobriu os segredos de um mundo cheio de magia.
A viagem foi maravilhosa, parecia que estávamos em um paraíso, muito conforto, com ar condicionado, aquelas poltronas vermelhas... Além disso, fomos muito bem tratados. Foi maravilhoso assistir filme com pipoca e refrigerante, no escurinho do cinema. "Eu, José Carlos, fui o lanterninha dos alunos do Polivalente, ajudando a servir também. E estou muito grato por essa oportunidade. Agradeço a todos, principalmente a professora Marilia. Estou muito feliz e agradecido".Autores: Gleissa, José Carlos e Leidejane - 8ª B
Orientadora: Professora Marília Danielle



FAMÍLIA E ESCOLA



Quando me convidaram para escrever o que significa ser mãe no dia de hoje, pensei em muitas coisas ao mesmo tempo. Pensei na dura rotina das mães que trabalham fora de casa, mas que não deixam de ser responsáveis pelas tarefas domésticas, acumulando inúmeras funções todos os dias.
Pensei no desejo de ser mãe, que continua sendo o sonho e a maior realização de toda mulher, embora não seja o único, pois ao desejo de ser mãe soma o desejo de ser bonita, boa companheira etc.
Pensei em falar nas angústias de um mundo com valores tão distorcidos, dos desempregados, do terrorismo, do individualismo e de tantos outros problemas que influenciam na educação de nossos filhos. No entanto, qualquer que fosse o caminho escolhido para escrever sobre este tema, seria difícil escrever sem ensinamentos de todas as mães.
Se ser mãe continua sendo a maior realização de uma mulher, educar os filhos é cada vez mais difícil, por isso acredito que não há educação possível se ela não estiver amparada em Deus. Afinal, quem são nossos filhos senão aqueles que nos fazem acreditar na valorização e na perpetuação da vida?
Quando me vejo em imagens e pensamentos sobre os problemas atuais, olho para meus filhos e me encho de esperança, pois vejo Deus agindo por meio deles.
Há alguns dias, quando cheguei em casa após um desses longos dias de trabalho, meu filho me surpreendeu com a seguinte frase: “Mãe, você é a minha luz, quando você não está em casa eu fico apagado.” Em sua pequena sabedoria, ajudou-me a terminar minhas reflexões sobre o que significa ser Mãe: uma luz no caminho dos filhos.
No entanto essa luz não tem gerador próprio, toda mãe precisa alimentar-se da palavra de Deus e colocar em prática e pôr na mão Dele parte da criação dos filhos, pois para aqueles que amam a Deus tudo concorre para o bem, afinal ser mãe não é só permanecer no paraíso.
Autora: Jussimara Bahia - 1º Ano C